Emojis, vale a pena usá-los no conteúdo?

Sim, eles são bonitinhos e engraçados. Mas como os emojis não farão nada para ajudar você a ter uma classificação alta nas buscas, qual é o sentido de usá-los?

Como profissional de SEO, você não quer dedicar horas valiosas otimizando páginas para coisas que não trarão resultados positivos.

Se o Google simplesmente decidir parar de mostrar emojis nas pesquisas, todo o seu ótimo trabalho com eles pode ser substituído por informações de código estranhas ou quadrados em branco □.

Além de tudo isso, o algoritmo do Google já está reescrevendo um número significativo de títulos de páginas simplesmente porque acha que pode criar títulos melhores do que você.

Isso significa que seu precioso emoji no título pode desaparecer ou se tornar outra coisa.

“Não mostramos todos esses [emojis] nos resultados da pesquisa, especialmente se acharmos que isso atrapalha os resultados no sentido de poder parecer enganoso, esse tipo de coisa. Mas você pode definitivamente mantê-los lá, não é que eles causem problemas.

Eu não acho que você teria nenhuma vantagem significativa em colocá-los lá, porque no máximo o que tentamos descobrir é o que é o equivalente a esse emoji e talvez usar essa palavra também, meio associada à página.”

Emojis em títulos podem aumentar sua taxa de cliques 👆
Digamos que você está usando emojis em títulos e meta descrições, e que eles não são enganosos ou spam. Eles têm a chance de melhorar sua taxa de cliques (CTR), gerando mais tráfego para suas páginas?

Alguns especialistas em SEO acreditam que sim, embora não haja dados claros para comprovar isso.

O que sabemos é que 92% dos usuários da internet usam emojis quando se comunicam. Na verdade, 36% dos millennials consideram que os emojis expressam seus pensamentos e sentimentos melhor do que palavras.

Então, dependendo do seu negócio, pode ser uma ótima ideia incluir emojis para aumentar a visibilidade da sua página e atrair a atenção dos leitores.

Por exemplo, se você tem uma pizzaria e quer aparecer no radar de alguém que está procurando por “🍕 perto de mim”, então você pode escrever versões do seu título usando o emoji de pizza. É tudo uma questão de ter uma hipótese e colocá-la à prova.

Relacionados: